Lula pressiona Padilha e entra na articulação política do governo após derrota na Câmara

Votação comandada por Arthur Lira derrubou as mudanças do governo no Marco Legal do Saneamento

Lula em sua primeira reunião no Palácio do Planalto, com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha
Lula em sua primeira reunião no Palácio do Planalto, com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (Foto: Ricardo Stuckert)

Após sofrer derrotas importantes na Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a coordenação política do governo. A partir da próxima semana, ele convocará os presidentes e líderes de quatro partidos – MDB, PSD, União Brasil e PSB – que juntos controlam 12 dos 37 ministérios, para cobrar fidelidade nas votações. Esses partidos impuseram o primeiro revés significativo ao Palácio do Planalto, contribuindo para derrubar trechos dos decretos do presidente que alteravam o Marco do Saneamento.

Durante a plenária de instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável no Itamaraty, Lula reconheceu as dificuldades na tramitação de projetos do Executivo no Congresso e provocou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, segundo relata a jornalista Vera Rosa, do Estadão. Sentado ao lado do ministro, Lula mencionou de forma indireta as queixas sobre a falta de articulação política do Planalto e disse que Padilha fez um trabalho “extraordinário” para montar o Conselhão.

Lula espera que Padilha tenha a mesma capacidade de organizar e articular dentro do Congresso Nacional, o que facilitaria muito a vida. A plateia e o próprio Padilha riram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *