Lula só quer luxo e o povo que se dane!

Opinião

O Brasil não apostou em Lula, depois de vê-lo sair da cadeia, para ele se transformar em emissário da paz mundial. Isso não é missão dele. O povo esperava dele muito mais, especialmente no campo social, em medidas de controle da inflação, em projetos de geração de renda e emprego.

Mas ele só pensa naquilo, em estar a dez mil pés, ao lado da sua amada Janja, fazendo turismo internacional. Se isso não fosse um acinte, o petista agora quer mais luxo para continuar seu tour internacional: um avião novo, bem mais luxuoso, com um custo beirando a bagatela de R$ 400 milhões.

Ele quer substituir o Airbus A319-ACJ, o avião presidencial conhecido como “Aerolula”, por uma nova aeronave que seria “mais confortável”. O novo avião teria que atender a algumas exigências do casal presidencial, mas o Planalto ainda não tomou uma decisão sobre a troca.

A FAB encontrou um Airbus A330-200 registrado em nome de uma empresa com sede na Suíça para substituir o Aerolula, comprado em 2004, por US$ 56,7 milhões. O avião atual é um Airbus A-319 com 12 assentos semileito e 114 da classe econômica, dividido em três sessões e uma área reservada ao presidente com suíte privada.

As principais autoridades viajam na parte frontal do avião, distribuídos em dez poltronas. O avião ainda conta com uma sala de reunião, com poltronas revestidas em couro claro e uma mesa de trabalho. Já o que seria o novo “Aerolula” é semelhante aos dois A330-200 adquiridos pela FAB ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022. As aeronaves foram convertidas para transporte e reabastecimento em voo dos caças da aeronáutica.

Também foi ventilada a possibilidade que um dos Airbus da FAB fosse convertido para as especificações pedidas pelo casal presidencial, mas essa opção seria ainda mais cara. Segundo o “Estado de S. Paulo”, Lula e Janja teriam pedido alterações na suíte presidencial e a expansão para cerca de 100 poltronas semileito.

Por: Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *