Maioria dos prefeitos do país tem avaliação negativa
Na média, segundo o Ibope, a avaliação dos 5.570 prefeitos brasileiros é mais negativa do que positiva. Cerca de 40% dos eleitores entrevistados pelo instituto responderam que o prefeito de sua cidade é ruim/péssimo, 30% que é regular e 28% que é ótimo/bom. O Ibope constatou também que os candidatos mais conhecidos não serão necessariamente os vencedores, pois há no Brasil um grande desejo de mudança após a deflagração pela PF da Operação Lava Jato.
A situação dos prefeitos no Sertão do São Francisco não é boa devido as constantes quedas de receitas. Nas cidades de portes pequenos é que a situação é mais grave com tendencia a piorar em 2016.
Tarde – O Ibope constatou também que o eleitor está escolhendo cada vez mais tarde em quem pretende votar para prefeito. Dessa decisão tardia resultaram viradas de última hora como a que ocorreu em SP em 2012. O candidato Celso Russomano (PRB) liderou a corrida eleitoral até setembro mas acabou sendo ultrapassado por Fernando Haddad (PT), que ganhou a eleição.