Manifestantes ocupam sede da Chesf no Recife
Eles montaram acampamento e pretendem sair só após uma reunião nesta sexta
Henrique Ferreira/ Danielle Monteiro
Cerca de 600 pessoas estão ocupando as dependências do escritório da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, localizado no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife. O grupo, formado por integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), estudantes e camponeses, montaram acampamento no início da manhã desta quinta-feira (27).
Os manifestantes, que vieram dos estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, e cidades de Pernambuco, estão impedindo a entrada e saída de funcionários da Companhia. Apenas os setores de comunicação, administração e jurídico estão funcionando. Não há a intenção de passeata nem de fechar trânsito na localidade.
Munidos de faixas, cartazes e acompanhados de um carro de som, eles cobram do estado brasileiro a institucionalização da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), a criação de um fundo social com recursos de royalties, além da compensação financeira do setor elétrico para pagar a dívida que o estado tem com as famílias que tiveram que abandonar as casas por conta da construção das barragens.
A pretensão é manter a situação até esta sexta-feira (27), data em que está marcada uma reunião entre representantes da empresa e uma comissão formada por manifestantes. O ato, até o momento considerado pacífico, faz parte de uma mobilização nacional que teve início no dia 14 de março.
Fonte: FolhePE