Se cassação de Lóssio for mantida, Fernando Filho está pronto para assumir
Da Redação
Após a cassação do prefeito de Petrolina, Pernambuco, Júlio Lóssio (PMDB), pelo Tribunal Regional Eleitoral, na terça-feira (27), a expectativa na cidade a respeito de quem vai assumir o cargo é grande. O prefeito já recorreu da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas se a decisão for mantida pela cassação, quem assume é o segundo colocado na eleição, no caso Fernando Filho (PSB).
Novas eleições só são convocadas, no caso do prefeito cassado ter tido votação maior que 50%, como no caso de Santa Maria da Boa Vista (PE), o que não é o caso de Petrolina onde Lóssio obteve 45,26% dos votos válidos.
O deputado federal Fernando Filho (PSB) falou a respeito do assunto, disse que durante a campanha sua coligação entrou com diversas ações na Justiça contra a coligação de Lóssio, já que estavam sendo cometidos diversos crimes eleitorais. “A Justiça de Petrolina reconheceu que tinha práticas irregulares por parte do prefeito e isso resultou na cassação do registro da sua candidatura. Essas ações foram para Recife, e agora, o TRE cassou o mandato do prefeito”.
Já que cabe recurso e a decisão não é a final, Fernando Filho está cauteloso. “Vamos aguardar a decisão final do TSE que é a ultima instância. Só vou me pronunciar após a decisão do TSE. Mas, estou muito confiante pela consistência das provas que apresentamos à Justiça”.
O possível novo prefeito disse ainda que está pronto para assumir o cargo. “Disputei a eleição pra isso e vamos aguardar. Repito: Não quero fazer pronunciamento antes da decisão final do mérito. Mas se a decisão da justiça for para que a gente assuma o mandato, a gente vai assumir prontamente”.