Maratonista Edson Amaro se prepara para as Olimpíadas de 2016
Nesta terça-feira (13), o maratonista juazeirense Edson Amaro, o brasileiro mais bem colocado na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, acompanhado de sua esposa, Marina Gomes, que também é atleta, fez uma visita ao secretário de Educação e Esporte, Clériston Andrade, no gabinete da SEDUC.
Quarto colocado no ranking nacional, Edson Amaro contou durante a visita que está treinando intensamente para conseguir melhorar a sua marca de 2h16min e tentar uma vaga nas Olimpíadas 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. “Tenho até abril para melhorar esse tempo, para isso os meus treinos são diários, totalizando aproximadamente 220 km por semana, além da natação e as pedaladas que pratico duas vezes por semana”, disse o maratonista. Ele acrescentou que desde 2012 vem correndo competições mais longas para se preparar para a Rio 2016.
O secretário Clériston Andrade recebeu do atleta uma camisa de presente da Maratona Internacional de Foz do Iguaçú, realizada no final setembro, onde Edson ficou em 3º lugar. “É um orgulho para os juazeirenses termos atletas como o Edson, que é um exemplo de determinação, força de vontade e sucesso. A Prefeitura apoia o esporte e os atletas da nossa cidade”, afirmou Clériston.
Com 30 anos, Edson iniciou sua carreira há 11 anos, na Escola Municipal Pedro Raimundo Rego, no bairro Piranga. “Comecei a praticar atletismo na mesma escola em que estudou Daniel Alves, incentivado pela professora Edileusa e depois pelo treinador Marciano Barros, que até hoje é meu treinador. A primeira corrida que ganhei foi a de 5.000m nos Jogos Escolares de Juazeiro. Foi onde tudo começou”, disse o atleta juazeirense, que correu a primeira maratona da carreira em 2012, em Santiago, no Chile, chegando no quarto lugar. “Na minha estreia consegui o índice para os Jogos Olímpicos de Londres e posso comemorar por tantas vitórias que consegui alcançar até hoje e a agradecer aos parceiros, em especial à Prefeitura de Juazeiro”, ressaltou.
Nas Olimpíadas do ano que vem, serão classificados três brasileiros e Edson Amaro está entre os quatro melhores. “Estou firme no meu objetivo, não medirei esforços para melhorar a minha marca na Maratona de Tóquio que acontece em fevereiro. Em dezembro, viajamos para Colômbia para treinar um mês em busca da classificação”, concluiu Edson.
Emanuelle Lustosa/SEDUC