Medeiros aciona MPF e MPE contra prefeitura sobre a situação do sistema de Saúde no município

 

Na tribuna da Câmara de Vereadores da última semana, o vereador José Carlos Medeiros (PV) informou que deu entrada nos Ministérios Público Estadual e  Federal com uma ação civil pública responsabilizando o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o secretário municipal de saúde, Cássio Garcia, por quaisquer danos a saúde e a vida dos nossos munícipes. De acordo com o parlamentar, a ação se justifica pelo fechamento do hospital da criança e do funcionamento precário dos postos de saúde. “Depois de fechar a SEMEC, a Santa Casa e de quase fechar a Pró-Matre, mais um hospital foi fechado, o da Criança, a antiga Só Baby. Os atendimentos das crianças foram transferidos definitivamente para UPA/24 horas e para Clise, também conhecido como Hospital da Mulher/Maternidade municipal. Não é possível que todos os atendimentos do Hospital da Criança sejam transferidos para três leitos na UPA e nove na Clise”, critica.

Na peça jurídica, o parlamentar oposicionista solicita, ainda, que seja investigada a aplicação de todos os recursos destinados a saúde do nosso município. “Em recente visita as unidades do município, constatei a precariedade: cadeiras quebradas, lâmpadas queimadas, banheiros entupidos, portas destruídas, ar – condicionados quebrados, muitas guias sem marcação, falta de medicamentos e material de limpeza e expediente. Infelizmente, essa é uma realidade aplicada aos vários postos de saúde básica da cidade, a exemplo do Novo Encontro, Tabuleiro, São Geraldo, Vila Jacaré, Alto do Cruzeiro, João XXIII, Mussambê”, comentou.

“Além da precariedade da estrutura física, a população sofre com a falta de medicamentos da lista básica distribuída pelo SUS nas farmácias do município; atraso de meses na marcação de exames – deixando os arquivos dos postos lotados de guias”, completa.

Medeiros apresentou uma lista de situações que estão acontecendo no setor da cidade, a exemplo da falta de medicamentos na farmácia da prefeitura e nos postos de saúde; atraso nos repasses aos hospitais de Juazeiro e laboratórios prestadores de serviços; atraso no pagamento dos salários e 13º dos servidores da saúde; falta de abastecimento de água potável na unidade de saúde do bairro Jardim Primavera e na Unidade de Pronto atendimento – UPA; inexistência de um Centro de Apoio Psico – Social Infantil – CAPS; suspensão de repasses de recursos federais nos programas Melhor em Casa e CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, devido possíveis irregularidades;falta de material de expediente e limpeza e falta de material odontológico.

 “Como parlamentar, eleito democraticamente, representante do povo de Juazeiro e fiscalizador da gestão pública, solicitei a estas renomadas instituições para que seja instaurada a devida investigação, com vista a apurar as responsabilidades pelo notório estado de caos da saúde pública, caracterizando crime comum ou de responsabilidade imputável dos gestores”, finaliza.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Gabinete Parlamentar do Vereador Zé Carlos Medeiros (PV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *