Medicina em Barreiras: Dobro de vagas no curso a partir de 2016
Os candidatos que fizeram o Enem este ano e tentarem o ingresso via Sisu na instituição já serão beneficiados com a medida
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), localizada em Barreiras, vai dobrar o número de vagas para o curso de Medicina em 2016. Agora, serão 80 novos ingressos por ano, em vez de 40. De acordo com a instituição, os aprovados serão divididos em duas turmas, uma com ingresso no primeiro semestre e outra no segundo. Das 80 vagas, metade é destinada a estudantes de escolas públicas.
A ampliação do número de vagas foi publicada em uma portaria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União da última quinta-feira (3). Com isso, os candidatos que fizeram o Enem este ano e que tentarem o ingresso na instituição via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já serão beneficiados com a medida. O cronograma do Sisu para o primeiro semestre de 2016 ainda não foi disponibilizado pelo MEC.
Oferecido desde 2014, o curso de Medicina da Ufob conta atualmente com duas turmas. Desde o início das aulas, os professores orientam os alunos a realizar trabalhos em bairros de Barreiras, no Extremo-Oeste do estado. Dentre as atividades desenvolvidas, os estudantes mapeiam e acompanham indicadores nas áreas de saúde e de infraestrutura, a exemplo da coleta de lixo, de esgoto e o número de unidades de atendimento. De acordo com a Ufob, essa é uma diretriz do projeto pedagógico do curso, que objetiva a inserção na comunidade ao longo da formação.
Um convênio firmado entre a Ufob e a Prefeitura de Barreiras assegura aos alunos acesso aos pacientes, às equipes e às estruturas de serviços de saúde para as práticas de ensino, pesquisa e extensão.