Memórias de Gregório Bezerra serão lançadas em Caruaru
As “Memórias” do ex-deputado federal e líder comunista Gregório Bezerra, editadas pela Boitempo Editorial, serão relançadas nesta quinta-feira na cidade de Caruaru.
O livro foi ditado pelo próprio Gregório ao escritor, poeta e jornalista maranhense Ferreira Gullar, que é radicado no Rio de Janeiro e escreve aos domingos para a Folha de São Paulo.
O livro já foi relançado no Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo e ainda deverá ser lançado em Brasília e outras capitais do país.
O local do lançamento será a Academia Caruaruense de Ciências e Letras, a partir das 19h, com a presença do filho de Gregório, Jurandir Bezerra, que mora em Gravatá e do ex-vereador Roberto Arraes – que assina a orelha da segunda edição.
Gregório nasceu em Panelas (PE) em 1900. Foi líder camponês em Pernambuco, militante do PCB e deputado federal constituinte em 1946.
Foi preso em 64 como “subversivo” e em 1969, após ser submetido a sessões de tortura, foi banido do Brasil.
Fez parte da lista dos 15 presos políticos, entre os quais José Dirceu, Fernando Gabeira e Franklin Martins, que foram soltos em troca da libertação do embaixador norte-americano no Brasil Charles Burke Elbrick, sequestrado por militantes de esquerda.