Merkel diz que Grécia não deveria ter entrado na zona do euro

angela-merkel

 

A chanceler alemã Angela Merkel disse, um mês antes das eleições, que a Grécia não deveria ter sido autorizada a entrar na zona do euro, acusando seus rivais políticos de ter deixado isso acontecer. Ela colocou a culpa da dívida do euro e da recessão em seus opositores de centro-esquerda, dizendo que, enquanto o governo do Partido Social-Democrata (SPD) contribuiu para criar as causas da crise.

“A crise emergiu depois de muitos anos, através de erros fundacionais do euro – por exemplo, a Grécia não deveria ter sido admitida na zona do euro”, disse Merkel, recebendo aplausos dispersos durante a campanha na terça-feira em Rendsburg, ao norte, mostrou o canal de televisão NTV.

A líder conservadora reiterou que seu predecessor, o chanceler do SPD, Gerhard Schroeder, consentiu com a entrada da Grécia em 2011 e com um enfraquecimento do pacto de estabilidade do bloco monetário, decisões que ela considerou como “fundamentalmente erradas”. “Não precisamos ouvir de pessoas que admitiram a Grécia na zona do euro que hoje temos problemas com a Grécia”. (AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *