Mesmo em dificuldades, Prefeitura de Andorinha decide fazer festejos de São Pedro
Da Redação
Não está fácil a situação de quem vive, ou melhor, sobrevive, no semiárido brasileiro. A seca que assola a região Nordeste do País maltrata ainda mais o sertanejo pobre que busca sobrevivência nas suas criações. Em Andorinha, no norte da Bahia, mesmo com o programa de emergência traçado pelo Governo do Estado, o problema ainda persiste prejudicando os agricultores.
De acordo com o candidato a prefeito derrotado nas urnas, Altino Júnior, a situação é caótica e as pessoas estão passando dificuldade. “O povo é quem está sofrendo. Pelo levantamento dos órgãos do Governo e dos bancos de fomentos já foram dizimados em torno de 70% do rebanho no município, com isso, a economia e o comércio da cidade estão falidos”.
Na ocasião, ele criticou a operação carro pipa e afirmou que é grande a falta de água em Andorinha. “O programa carro pipa realizado pelo exército está colocando água somente para os seres vivos e os animais estão ficando de lado. Estamos tendo uma carência de água com relação ao abastecimento de água na zona rural e isso vem prejudicando mais ainda o município”.
Segundo Júnior, mesmo com as medidas anunciadas pelo Governo Federal de agilidade na entrega e redução no preço do milho destinado à ração animal, em Andorinha é grande a falta de milho. “Outras cidades conseguiram o milho muito mais barato, em Andorinha o pessoal da administração na época da aquisição não correu atrás para ajudar da melhor forma possível as pessoas que estavam sofrendo, com isso os agricultores continuam tendo dificuldade de adquirir o alimento para os animais”.
Questionado sobre o andamento da limpeza nas barragens, manutenção nas cacimbas e dos poços artesianos, ele foi direto. “Muitas barragens ainda precisam ser limpas, com as últimas chuvas as limpezas não poderão ser feitas por agora e isso prejudica a população. Precisamos trabalhar todos juntos, a volta do abastecimento foi um grande avanço para a nossa cidade, mas o sofrimento nunca vai deixar de existir, porque nunca iremos chegar a todas as casas”.
Assim como todos os municípios que foram declarados em estado de emergência, devido à estiagem, Andorinha está atenta às determinações dos Tribunais de Contas e do Ministério Público em relação aos gastos de recursos próprios da prefeitura em festividades. Qualquer irregularidade pode complicar muito a vida do gestor municipal.
Altino afirmou que a festa de São Pedro está confirmada na cidade. “Nosso município tem a tradição de ter os festejo de São Pedro e este ano a realização da festa já foi confirmada pelo gestor atual, ainda não foram divulgado as atrações, mas sabemos que as maiorias das atrações serão regionais para diminuir o custo. Mesmo com a estiagem que assola a nossa cidade eu sou a favor da festa, pois o evento já é tradição na cidade e não pode deixar de acontecer”.