Milan Kundera, autor de ‘A Insustentável Leveza do Ser’, morre aos 94 anos
Kundera ganhou elogios por seu estilo de retratar temas e personagens que flutuavam entre a realidade mundana da vida cotidiana e o mundo elevado das ideias
O escritor tcheco Milan Kundera, autor do romance “A Insustentável Leveza do Ser”, morreu, informou a biblioteca tcheca que abriga sua coleção pessoal, nesta quarta-feira (12). Ele tinha 94 anos. “Milan Kundera morreu ontem em Paris após uma longa doença”, disse Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca da Morávia (MZK). As informações são da Reuters. Kundera nasceu na cidade tcheca de Brno, mas emigrou para a França em 1975 depois de ser condenado por criticar a ação soviética na Tchecoslováquia em 1968.
Ele ganhou elogios por seu estilo de retratar temas e personagens que flutuavam entre a realidade mundana da vida cotidiana e o mundo elevado das ideias. Ele raramente dava entrevistas, acreditando que os escritores deveriam falar por meio de seu trabalho. Seu primeiro romance, “The Joke”, foi publicado em 1967 e ofereceu um retrato do comunismo na Checoslováquia. A obra foi um primeiro passo na trajetória de Kundera de membro do partido a dissidente. No entanto, ele disse ao diário francês Le Monde em 1976 que chamar suas obras de políticas era simplificar demais e, portanto, obscurecer seu verdadeiro significado.