Ministério da Agricultura autoriza a liberação de mais 57 agrotóxicos

Do total liberado, são 55 genéricos de princípios ativos já autorizados no Brasil e mais dois produtos inéditos

Redação
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

 

Uma autorização de registro de mais 87 agrotóxicos foi liberado pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (27). Após essa liberação, agora o país tem 439 novos produtos liberados no ano de 2019, permanecendo como o maior ritmo de liberação da história do Brasil. Do total liberado, são 55 genéricos de princípios ativos já autorizados no Brasil e dois produtos inéditos (um biológico e outro com baixa toxicidade).

 

O número de registros chega próximo aos 450 novos agrotóxicos autorizados em 2018, até agora o maior número da série histórica, iniciada em 2005. No mesmo período do ano passado, o governo havia registrado 374 agrotóxicos.

O atual ritmo de liberação provoca uma reação das entidades ligadas a defesa do meio ambiente. Elas entraram na Justiça contra algumas dessas medidas. Na semana passada, um juiz federal do Ceará suspendeu provisoriamente o registro de 63 agrotóxicos autorizados no dia 17 de setembro.

O aval para um novo agrotóxico no país passa por 3 órgãos reguladores: o primeiro é a Anvisa, que avalia os riscos à saúde; o segundo é o Ibama, que analisa os perigos ambientais, e por último o Ministério da Agricultura, que analisa se ele é eficaz para matar pragas e doenças no campo. A pasta que formaliza o registro, desde que o produto tenha sido aprovado por todos os órgãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *