Ministério da Saúde anuncia abertura de 15 centros para cuidado de pessoa com deficiência
Por Redação
Foto: Breno Esaki/SES-DF
O Ministério da Saúde anunciou o investimento de mais de R$ 49 milhões na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) para a abertura de 15 novos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) em 13 municípios. Além disso, de forma inédita, o valor de repasse para oito CERs serão expandidos em 20% em outros 8 cidades brasileiras, que são habilitadas na modalidade intelectual e que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Desde 2023 até o momento, investimos na construção de 86 novos serviços para a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Deste total, 53 fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC.O nosso trabalho e os nossos esforços serão contínuos e é nosso dever como gestoras e gestores públicos assegurar uma vida digna para todas as pessoas com deficiência”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
De 2019 até 2022, foram aprovadas as construções de 30 novos serviços com um recurso de R$ 115,5 milhões, sendo um percentual de 264% a mais do que o governo anterior.
A partir de 2023, foram habilitados 25 novos equipamentos do tipo, sendo 14 novos CERs II; 4 novos CERs III; 2 novos CERs IV e 5 novas oficinas ortopédicas.
Atualmente o país conta com 360 serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência habilitados pelo Ministério da Saúde. A pasta ainda não informou quais cidades serão contempladas pelas unidades.