Ministério Público multa Michel Teló por desmatar área de preservação para plantio de soja
Fazenda pertencente à família do cantor sertanejo está localizada em Campo Grande, no Mato Grosso Sul
“Após a constatação do desmatamento, os proprietários da propriedade rural foram multados em R$ 4 mil pelo desmatamento em área de proteção permanente”, destaca a reportagem. Também foi feita uma notificação para a regularização da área desmatada.
Recentemente, Teló divulgou um vídeo no Youtube mostrando o local e comentou os projetos para investir em agricultura, com foco no plantio de soja. César Augusto Teló, responsável pelo local, informou ao Ministério Público que apresentou o Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a solicitação das taxas para o licenciamento corretivo, além da volumetria da reposição florestal, logo após ter recebido a notificação para regularização das intervenções. O Prada teria sido feitoapós a autuação ser lavrada e contemplava a APP do imóvel, além de puro locais que deveriam ser recuperados.
César Teló também destacou que as áreas que deveriam ser recuperadas correspondem a 0,1% da propriedade e que a área destinada à reserva legal está preservada em sua totalidade. Ele pediu o arquivamento da apuração. Em resposta, o Ministério Público disse que um inquérito civil em que haja dano ambiental não pode ser arquivado sem seja feita a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mesmo com o protocolo do Prada.
Com isso, o promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida, da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, pediu a apuração da reparação da área de preservação permanente da fazenda e cobrou do Imasul a conclusão dos autos.