Ministérios discutem G20-SEMIÁRIDO

A formatação de um novo semiárido, com potenciais acentuados e equidade regional está cada vez mais próxima. Em busca de parcerias que possam consolidar estas propostas, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, representando o prefeito Julio Lossio, cumpriu em Brasília uma agenda de reuniões nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), para articular o apoio de entidades federais para o G20 Semiárido.

mary2

No Ministério da Integração, Geraldo Junior se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional, Irani Braga, e discutiu os fundos de financiamento, a atuação da SUDENE e o novo papel das cidades médias do Nordeste, no leque de investimentos do Governo federal. O secretário também esteve discutindo, junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), o desempenho dos órgãos municipais de regulação e fiscalização de questões ambientais, entre as cidades compreendidas no semiárido. A discussão foi acompanhada por Silmara Virira do MMA, João Mendes, representando o Ministério da Integração Nacional e Jose Costa, do Ministério das Cidades.

O G20 Semiárido é um grupo que vai reunir os 20 maiores municípios da região semiárida, no propósito de criar uma nova configuração política e socioeconômica para as cidades, diminuindo as desigualdades de investimentos e fortalecendo o desenvolvimento regional.

Regularização Fundiária

Ainda em Brasilia, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Junior, foi recebido por José Cristiano, diretor de regularização fundiária do Ministério das Cidades.

O encontro teve como pauta discussões que envolvem a regularização fundiária, tema que tem recebido atenção especial do prefeito, Julio Lossio, que desenvolve em Petrolina um trabalho voltado para questão.

De acordo com Geraldo Junior, a reunião teve o objetivo de tentar construir parcerias com o ministério e os municípios. A proposta é que o trabalho envolva desde a capacitação das equipes das prefeituras,  passando por questões jurídicas e relacionadas aos cartórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *