Por Assíria Florêncio
Pela primeira vez em mais de meio século, os tradicionais shows e vaquejadas que antecedem a Missa do Vaqueiro poderão não ser realizados este ano. A 54ª missa está marcada para o próximo domingo, contudo, até agora, faltando pouco mais de duas semanas, a Prefeitura de Serrita não divulgou o cronograma das celebrações anteriores.
As comemorações são realizadas tradicionalmente na sexta-feira e no sábado da semana anterior à missa dominical; elas acontecem no Parque Estadual do Vaqueiro. No entanto, segundo denúncias, o espaço, cedido pelo Governo de Pernambuco desde 2021 à Prefeitura Municipal de Serrita, está abandonado, demandando, agora, urgentes e céleres manutenções.
“Estamos a 15 dias do evento e o município não fez manutenção alguma no parque”, denuncia uma moradora que não quis se identificar. “Os serviços de energia elétrica precisam ser restabelecidos, além da própria reconstrução de algumas áreas do parque”, completa.
A não realização dos shows e vaquejadas compromete a economia não só da cidade de Serrita, mas de toda a região. Hotéis em Salgueiro, município vizinho onde ocorrem as tradicionais festas, enfrentam baixas a poucos dias do evento. Mais de 40 reservas de um só estabelecimento foram canceladas.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Cultura de Serrita, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.