Missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitará a Moscamed para conhecer o Projeto Aedes Transgênico – PAT

mosca

Na próxima segunda-feira (28), o município de Juazeiro, região norte da Bahia, receberá pesquisadores enviados pela Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, composta por Estados-Membros que representam vários países e trabalham para o uso seguro da energia nuclear. A visita técnica se encerrará no dia 2 de novembro.

Os pesquisadores Mrs. Ammar Mohammed Elamin Hassan e Bashir Ali, e Ms. Badria Babiker El Sayed representam o Sudão*; Mr Khouaildi Bin Elahee enviado das Ilhas Maurícios *; Neil Victor Jarvis da África do Sul*; Ms. Lalasoa Niain’Ny Felamboahangy de Madagascar*; e Simon Andre Julienne de Seychelles*, compõe uma visita técnica à Biofábrica Moscamed Brasil para conhecer o Projeto Aedes Transgênico – PAT, desenvolvido pela Moscamed em parceria com a Universidade de São Paulo – USP e a OXITEC, empresa inglesa responsável pela criação da dos mosquitos modificados geneticamente.

O PAT utiliza a técnica de controle populacional de insetos conhecida como RIDL (Release of Insects carrying a Dominant Lethal) que altera a genética dos mosquitos machos Aedes aegypti. Ao copular com a fêmea selvagem os mosquitos produzem descendentes com um gene letal que impedem a larva de completar seu desenvolvimento.

A Moscamed é referência mundial em técnicas de controle e supressão populacional de pragas agrícolas com o Programa de Controle e Monitoramento – PAC que foi desenvolvido no Vale do São Francisco. Desde 2010, a Biofábrica desenvolve o PAT e já liberou mais de 20 milhões de mosquitos machos transgênicos na Bahia. “Somos responsáveis pela maior liberação em campo de mosquitos transgênicos no mundo para supressão do mosquito que transmite a dengue”, completou o presidente da Moscamed,  Aldo Malavasi.

O PAT teve início em Juazeiro e obteve êxito reduzindo 85 e 100% da população de mosquitos selvagens nas comunidades de Itaberaba e Projeto Mandacaru I. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), iniciamos o projeto na cidade de Jacobina, região noroeste do estado. Atendendo uma solicitação da SESAB liberaremos os mosquitos transgênicos em toda a área urbana do município para a eliminação do mosquito. Jacobina está entre as 11 cidades da Bahia com números elevados de casos de dengue”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *