Mobilização social começa a atender famílias do Cacheado
Com o início das obras de urbanização do bairro Cacheado que passará de área degrada para uma comunidade com todas as condições de moradia, proporcionada através da gestão Julio Lossio, nesse fim de semana também foi iniciado o trabalho do Projeto de Trabalho Socioambiental junto as 400 famílias previamente residentes no local.
É através do Projeto Socioambiental que as famílias receberão orientações sobre o benefício passando a ter consciência de uma nova relação entre morador e bairro. Nesse momento também foram prestadas informações sobre o processo de contratação da casa própria com garantia de posse do imóvel.
O trabalho social, que acontece em paralelo a obra, está em realização através da empresa contratada Proatec juntamente à Secretaria de Habitação que realizam mobilizações e atividades sociais de desenvolvimento econômico e social. As famílias atendidas com a obra de urbanização estão em acompanhamento e atualmente aguardam a conclusão das obras, todas recebem o benefício do aluguel social. Um investimento do município de aproximadamente R$ 1 milhão, além do recurso federal para execução da obra. “Logo iremos iniciar o processo de contratação das casas e isso vai dar segurança as famílias que sonharam com sua casa própria e condições dignas de moradia”, afirmou o Secretário de Habitação Edinaldo Lima.
No bairro está em construção uma unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME, praça, pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, rede de abastecimento de água e energia elétrica, 298 casas e mais 102 moradias no bairro vizinho Pedra Linda. Além disso, a comunidade também será equipada com Clube do Bairro, onde irá dispor de pista de caminhada, playground, mesas de jogos, brinquedos, caixa de areia, arborização e iluminação.
A comunidade está localizada em uma área de 66.000 m², tendo o investimento do Ministério das Cidades, através do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2), e contrapartida do município.