Moradores da região do Salitre agradecem a chegada da água do Rio São Francisco
Trinta e duas localidades da região do Salitre dispõem hoje de água tratada, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro, responsável por operar o sistema de abastecimento de água construído pela Codevasf, através do Programa Água para Todos. Dezoito reservatórios estão sendo abastecidos pelo sistema.
Moradora de Baraúna, uma das comunidades atendidas, a estudante Andreza Lima Ribeiro não esconde sua alegria. “Estamos muito felizes. A chegada da água mudou a realidade de todos que residem no Salitre. Muitas pessoas que tinham ido embora para ganhar a vida na cidade, acabou retornando. Agradecemos a todos que contribuíram com a vinda desse liquido tão precioso”, falou a estudante.
A agricultora Silvandete Pinto Ribeiro, reside na localidade da Tapera e recorda das dificuldades enfrentadas para conseguir água. “Já sofremos muito por falta de água, antes só chegava através de carro pipa. Quando não vinha, tínhamos que buscar em outras comunidades de bicicleta. Foi difícil acreditar que teríamos acesso a água tratada. Mas é a pura realidade! Só tenho a agradecer a Deus, ao prefeito Isaac e ao SAAE por nos dá essa alegria”, comemora a agricultora da comunidade da Tapera.
O diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, informa que o sistema está atendendo a 1.400 residências. Nesses quase sete anos de administração, o diretor aponta outras ações da autarquia como a instalação de 15 sistemas de abastecimento, perfuração de 70 poços tubulares, sendo 38 já entregues, a manutenção de 500 cataventos, instalação de motores bombas, a construção de redes de esgoto e, em parceria com a Codevasf a construção de 600 cisternas. “Com todas essas ações, a administração do prefeito Isaac pode iniciar o projeto Palma pra Juazeiro, beneficiando os produtores e fortalecendo a caprinovinocultura. Sem duvida alguma tudo isso tem modificado a vida do homem do campo, trazendo mais dignidade”, externou Joaquim Neto.
Por Luzete Nobre/ SAAE