Moradores reclamam da falta de água em Petrolina
Da Redação
Durante o programa de Waldiney Passos/Rádio Jornal do Commércio, na manhã desta quarta-feira (22), moradores dos bairros José e Maria, Henrique Leite, Santa Maria, Mandacaru, Dom Avelar, João de Deus, Terras do Sul, Santa Luzia, Vila Marcela e Loteamento Recife, reclamaram que desde a semana passada estão tendo problemas com o abastecimento de água e segundo eles, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, informou que o problema foi causado pela manutenção emergencial para a melhora da pressão na rede de abastecimento.
Morador há mais de 10 anos no Maria Auxiliadora, Jonas afirma que a falta de água é constante, principalmente durante o período da tarde. “Falta água toda tarde e entramos em contato com a Compesa e nada do problema ser resolvido, precisamos de uma solução, do jeito que está não podemos ficar”.
O comunitário José Pereira mora no bairro Jose e Maria, conta que a situação é difícil. “Todos os dias falta água aqui no bairro, estamos em uma situação difícil e nunca vi na minha vida Petrolina passar por uma situação dessas. Se a Compesa está fazendo um futuro abastecimento, eu concordo, mas se a Compesa resolver mudar toda tubulação de Petrolina, vamos passar por muitas dificuldades”.
Para Pereira, a Compesa precisar ser gerenciada por pessoas da região. “Ultimamente quem vem gerenciar a Compesa são pessoas de Recife e Afogado da Ingazeira, eles só convivem com racionamento, aqui nós temos o rio São Francisco. Se não for tomada uma decisão sobre isso, o problema vai piorar, mas ainda”.
Questionado pelos ouvintes sobre o problema da falta de água e a pressão que tem dificultado a chegada da mesma em alguns bairros e não conseguindo suprir as necessidades da população, Gerente Regional da Compesa em Petrolina, Igor Galindo, esclareceu que a proposta seria ter água 24 horas por dia em todos os pontos da cidade, mas hoje não tem, porque a capacidade está limitada para o abastecimento da cidade.
“No início do mês de janeiro tivemos um grande consumo em função das altas temperaturas e isso dificultou o abastecimento de água aqui em Petrolina. Vale lembrar que água do rio está muito suja e com isso suja muito os reservatórios e os filtros dificultando mais ainda o nosso trabalho. Já estamos trabalhando para ajustar essas operações, aproveito o espaço para comunicar que na próxima sexta-feira (24) vamos parar geral a capacitação de água para trocar algumas peças, com isso vamos garantir melhoria no sistema de abastecimento”.