Morre dona de casa que não recebeu beneficio determinado pela justiça para comprar medicamentos em Juazeiro (BA)
Publicado em 25/09/2013
Margareth Rose da Conceição
Da Redação
Por volta das 4h manhã de hoje(25) a família da dona de casa, Margareth Rose da Conceição recebeu a triste noticia de que a mesma faleceu no leito do Hospital Regional/IMIP em Juazeiro. Há mais de dois meses a família deu entrada no Instituto de Previdência Social (INSS), agencia de Juazeiro, Bahia, no processo de Assistência Social ao Idoso e ao Deficiente (LOAS), para tentar conseguir o benefício que teria como objetivo comprar medicamentos. De acordo relato de Carla Patricia Pinheiro, irmã da vítima, a solicitação foi feita por cinco vezes consecutivas e o INSS negou.
Desesperada, a família decidiu recorrer à Defensoria Pública Federal em Petrolina(PE) que deu parecer favorável imediato obrigando o INSS a executar o pagamento. Como se não bastasse, o Instituto decidiu ignorar da decisão quando recorreu. De acordo o processo expedido pela Defensoria a paciente era portadora de insuficiência renal terminal em hemodiálise e tumoração pélvica, o que impossibilitava de exercer qualquer atividade laborativa, e corria o risco de morte, podendo o fato ser consumado mesmo antes do benefício ser liberado.
Carla Patrícia afirmou ao Ação Popular que chegou a ser humilhada dentro das instalações do INSS. “Isso mesmo! Fui humilhada pela perita que disse que o beneficio não iria ser concedido porque a situação da minha irmã não iria dar em nada. Eu saí assustada, chorando como se estivesse saído de um purgatório”. A família afirmou que vai processar o INSS.
No dia 11 de setembro o AP esteve no Hospital Regional/IMIP e viu de perto as condições da paciente. O fato foi levado a público, mesmo assim as autoridades não atenderam as necessidades da família.