Morre o artesão Severino Vitalino

Severino fazia questão de manter o estilo deixado pelo pai, Mestre Vitalino – Foto: Divulgação
Severino seguia o legado do pai, produzindo peças de barro e repassando para netos e bisnetos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (7) o artesão Severino Vitalino, filho do Mestre Vitalino, aos 78 anos. Ele estava internado, após sofrer um infarto, desde outubro no hospital Mestre Vitalino, que leva o nome do pai, em Caruaru. Ele chegou a passar por uma cirurgia cardíaca, sendo encaminhado para a UTI. Em novembro a situação se agravou para um quadro infeccioso, onde permaneceu internado com insuficiência respiratório e renal. Severino é um dos quatro dos filhos do Mestre que decidiu seguir trabalhando com o barro, era comum o encontrar criando peças na Casa Museu do Mestre Vitalino, no Alto do Moura. Premiado, uma de suas últimas conquistas foi em maio de 2018 quando ficou entre os agraciados do Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lamentou a morte do artesão: “É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino. Filho do grande Mestre Vitalino, ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, onde viveu até o final de sua vida. O povo brasileiro será sempre grato a Severino que, com o seu grande talento, deu continuidade à obra do seu pai e mentor e influenciou a comunidade de artesãos de Caruaru e de todo o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”, diz a nota.

Casa Museu, conhecida por muitos turistas que passam pelo Alto do Moura, onde Vitalino morou e se tornou ateliê de Severino – Foto: Divulgação
O artesão fez da casa onde o pai morou o seu ateliê – Foto: Fernanda Santos/Reprodução Facebook
Fonte: JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *