Movimento ‘O Vale Acordou’ lembra o ‘Diretas Já’, e leva manifestantes de volta às ruas
Grazzielli Brito – Ação Popular
Assim como a nível nacional, essa foi a maior manifestação de rua vista em Juazeiro e Petrolina depois do movimento ‘Diretas Já’, no início da década de 80. Isso levando em conta que é um movimento que realmente nasce do anseio popular de mudança e transformação.
Jairton Fraga
A manifestação de ontem (20), no Vale do São Francisco, proporcionada por um grupo em sua grande maioria composta por jovens estudantes, levou às ruas muitas pessoas que participaram do ‘Diretas Já’. Pessoas mais experientes na vida e na militância, hoje menos política e mais social.
Um desses antigos militantes é o professor e ambientalista, Jairton Fraga. “Compartilho, hoje, desse sentimento de insatisfação. Não quero me solidarizar, quero participar ativamente, ainda que não seja um jovem. Mas, estou no meio desses jovens bebendo da energia deles. Estamos aqui mais uma vez lutando por um país justo. Lutei contra a ditadura militar, lutei pelas diretas já e agora estamos nas ruas, lutando porque o poder público que temos não nos representa mais”.
Odomaria Bandeira
A professora Odomaria Bandeira falou da necessidade de se manifestar também na hora de votar. “Estou gostando do movimento, faz lembrar muita coisa. A Juventude de volta às ruas é uma coisa boa, mas desejo que no momento do voto todos estejam igualmente mobilizados”.
Registramos também a presença do professor Tadeu Gomes. “O movimento é justo e digno. A mudança deve acontecer, inclusive em Juazeiro”.