MP suíço confirma bloqueio de dinheiro de Santana

:

O Ministério Público da Suíça afirmou nesta segunda-feira, 22, que congelou recursos de uma conta atribuída ao publicitário João Santana, alvo da 23ª fase da Operaçõa Lava Jato.

Segundo a agência Estado, um “montante substancial” foi congelado. Entretanto, a procuradoria suíça indicou que não daria nem o nome do banco e nem os valores congelados. “Um montante substancial foi congelado por uma instituição financeira da Suíça”, indicou o Ministério Público. “Nenhuma informação suplementar será dada neste momento”, completou.

Segundo o Ministério Público Federal, o publicitário João Santana teria recebido US$ 4,5 milhões não declarados no exterior. Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura, são alvo de um mandado de prisão temporária, pela 23ª fase da investigação, deflagrada nesta segunda-feira 22. Os dois estão a trabalho na República Dominicana.

Segundo os procuradores, o publicitário recebeu US$ 3 milhões por meio de offshores da Odebrecht, afirmaram os investigadores. Ainda de acordo com os procuradores e delegados da PF, João Santana e sua mulher tinham conhecimento da origem do dinheiro. “É bom deixar claro que esses recursos têm como origem o esquema de corrupção da Petrobras, não apenas de simples caixa 2”, ressaltou o procurador Carlos Fernando dos Santos durante a coletiva. O nome da nova fase é “Acarajé”, que seria o termo usado para se referir a dinheiro (leia mais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *