Município de Sobradinho ultrapassa meta do Sisvan

Lidiane Cavalcante

Sobradinho ultrapassa, pela primeira vez, meta pactuada com o Ministério da Saúde no âmbito das condicionalidades no atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família na área de saúde. Foi definido com o ministério, no “Pacto pela Vida”, acompanhar pelo menos 80% das famílias do programa, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvan, em 2011. Os dados apontam que o município de Sobradinho localizou 80, 15% na primeira vigência deste ano.

A partir da identificação dessas famílias, o Sisvan aplica suas ações nutricionais entre as crianças do programa. “Melhoramos esses números em relação aos anos anteriores; e mesmo com percentuais satisfatórios sobre indicadores nutricionais, a Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social e está intensificando esse trabalho e avançando, principalmente pelo risco da desnutrição infantil, o que é também uma grande preocupação do Ministério da Saúde”, revela a secretária da Seads, Fernanda de Cássia Berti.

Baseados no Índice Peso/Idade (P/I) cujos resultados orientam ações e execução de políticas públicas no âmbito nutricional e alimentar. Avaliaremos e melhoraremos o quadro nutricional das crianças acompanhadas no Programa Bolsa-Família através do programa de avaliação e orientação nutricional, atividades educativas nas comunidades, suplementação de vitaminas, orientação para o aleitamento materno, ampliação da assistência pré-natal, definição de técnicos para coordenações de saúde da criança e da mulher, melhoria da cobertura vacinal, entre outras ações, que vêm sendo fortalecidas no município”, afirma a secretária.

De posse desses números, o prefeito de Luiz Vicente, revela que ainda não é o momento de comemorar esses dados, embora a cidade esteja dentro dos parâmetros – e até ultrapassando algumas metas – na esfera nutricional da população infantil. Segundo ele, a ideia é fortalecer ainda mais essas ações, sobretudo valorizando e orientando a utilização de produtos regionais na alimentação das crianças. “Para enriquecer a alimentação dos alunos, assumimos o compromissos, inclusive, com os pescadores do município no fornecimento de produtos para a merenda escolar”, revela o prefeito. (Ascom Sobradinho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.