Música na quarentena: norte-americanos que fizeram música brasileira
O cineasta e produtor musical propõe hoje uma lista com gravações de artistas dos Estados Unidos que foram influenciados pela MPB
Ontem dedicamos a lista a versões do cancioneiro brasileiro feitas por jazzistas norte-americanos. O passo seguinte, e imediato, foi que os músicos dos EUA se puseram a compor temas “brasileiros”.
Alguns foram capazes de compor álbuns inteiros de música brasileira, como Kenny Barron com seu Sambão e Ron Carter com Patrão; outros simplesmente fizeram discos brasileiros com temas próprios ou alheios, como Lee Konitz, Ike Quebec, Charlie Rouse, Cannonball Adderley e até Chet Baker. E isso incluía cantores como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e outros.
É preciso dizer que nessa época os Estados Unidos se encheram de músicos brasileiros, começando por duas de suas figuras maiores: Antonio Carlos Jobim e Moacir Santos. Mas, junto com eles, centenas. Uns se exilavam da ditadura militar, e outros foram em busca de melhores oportunidades profissionais. Por isso o casamento Brasil-USA durou muitos anos, ainda dura, ou seja, que viveram felizes para…