“Na Bahia, ‘só entra em hospital público hoje se tomar facada ou tiro’”
Em post no Instagram, o vereador eleito com maior votação neste ano em Salavdor critica a fila da regulação da Sesab
Eleito vereador em Salvador com a maior votação neste ano (com 36.065 votos), o jornalista Jorge Araújo (PP) postou na noite desta segunda-feira (28) um vídeo no Instagram criticando a gestão da saúde pelo governo do Estado, sobretudo a fila da regulação, à qual se refere como “fila da morte”.
“É impressionante como a fila da regulação na Bahia não funciona. Você sabia que todas as emergências de hospitais na Bahia fecharam? Como, por exemplo, o Hospital Geral do Estado, que já foi considerada a maior emergência do Norte, Nordeste?”, questiona Araújo.
O vereador eleito diz que a fila da regulação na Bahia é uma “tragédia que precisa parar”. “Hoje em dia, pra conseguir entrar em um hospital, você tem que estar entre a vida e a morte. Se não for bala ou facada, o atendimento não chega. O que eu vejo são pacientes se acumulando nas UPAs, nas emergências, esperando uma regulação que demora dias, até semanas. Infelizmente, muitas pessoas perdem suas vidas nessa fila que decide quem vive e quem morre”, afirma Jorge Araújo.
O futuro vereador sugere à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) “rever” o sistema de regulação. “As pessoas só querem um exame, uma cirurgia, uma chance de sobreviver, mas são barradas por uma regulação falha que está tirando vidas. Vamos lutar contra isso.”