Na Europa, ‘coparticipação’ em planos de saúde custa apenas 196 reais ao mês

No Brasil, ANS garante os valores criminosos dos planos de saúde

Diretoria colegiada do órgão tomou decisão após forte reação de entidades de defesa do consumidor contra a regra; nova audiência pública será realizada. Foto: EBC

É adotado na Europa há anos o sistema de coparticipação e franquias, que a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) tentou impor aos brasileiros para favorecer os planos de saúde. Na Europa, cliente desse sistema paga aos planos de saúde 45 euros por mês (196 reais), enquanto no Brasil o céu é o limite: a ANS garante às operadoras praticar valores criminosos. A agência acabou desistindo da ideia de jerico por causa da forte reação e com medo da CPI criada no Senado.

Quem opta por pagar 45 euros por mês “compra” na Europa o direito de arcar apenas com 40% de procedimentos médico-hospitalares.

No Brasil, agências reguladoras como ANS foram “capturadas” ou “aparelhadas” pelas empresas que, em vez de regular, beneficia.

O diretor mais recentemente nomeado na ANS integrava uma banca de advocacia especializada em defender interesses dos planos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *