Não faz sentido PT substituir Lula agora

 

Partido perderia cacife e hegemonia na esquerda

Blog do Kennedy

O PT avalia que abandonar Lula agora seria jogar pela janela todo o capital politico que ele tem acumulado nas pesquisas. Também seria o reconhecimento de culpa do ex-presidente. Não faz sentido politicamente o PT fazer o jogo dos adversários e facilitar a perda da hegemonia no campo da esquerda que ainda possui.

Todo o calvário político de Lula pode potencializar o cacife eleitoral dele. Como faltam seis meses para a eleição e o registro eleitoral poderá ser feito até o dia 15 de agosto, há tempo para uma reação política e jurídica.

Lula dizia nos últimos meses para o PT não morrer com o barulho da bala. Sua morte política já foi decretada inúmeras vezes. O ex-presidente enfrenta um dos momentos mais difíceis da carreira e da vida, mas possui um peso político e histórico que não pode ser desconsiderado.

O Lula e o PT têm os destinos entrelaçados para o bem e para o mal. Não haverá vitória ou derrota apenas de um deles.

O PT aposta na pressão sobre o Supremo Tribunal Federal a fim de tirar Lula da prisão em breve. O partido acredita que a presidente do STF, Cármen Lúcia, será obrigada a colocar em votação logo as ações de repercussão geral que tratam da possibilidade de prisão após sentença condenatória em segunda instância.

Mas o partido poderá morrer de novo nas mãos de Rosa Weber. Já não há mais segurança de que ela sustentará a posição contrária à pena de prisão na segunda instância. Se ela mudar o entendimento pessoal, tende a ser mantida por 6 a 5 a pena de prisão após condenação em segunda instância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *