“Não passarão”: milhares de franceses saem às ruas prometendo resistência contra a extrema-direita (vídeo)

Uma multidão gritava pelas ruas da cidade: “não passarão”, termo que é referência mundial de resistência e que tem origem francesa

Líder do partido francês de extrema direita Reunião Nacional, Jordan Bardella, em visita a feira de defesa em Villepinte, perto de Paris
Líder do partido francês de extrema direita Reunião Nacional, Jordan Bardella, em visita a feira de defesa em Villepinte, perto de Paris (Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq)
Paris registrou protestos neste domingo (30), depois de os primeiros resultados indicarem que a extrema-direita saiu à frente no 1° turno das eleições legislativas.

Uma multidão gritava pelas ruas da cidade: “não passarão”, termo que é referência mundial de resistência e que tem origem francesa.

A política francesa de direita Marine Le Pen parabenizou neste domingo (30) os apoiadores do Rassemblement National após o sucesso do partido no primeiro turno das eleições parlamentares antecipadas e pediu uma maioria absoluta para a extrema-direita no segundo turno. O partido de extrema direita saiu na frente no primeiro turno das eleições parlamentares realizado neste domingo (30), com 33% dos votos, informou o Ministério do Interior francês.

Caso a liderança da direita se confirme no 1º turno e o RN obtenha outra vitória significativa no 2º turno em 7 de julho, o jovem deputado Jordan Bardella, de 28 anos, emerge como favorito ao cargo de primeiro-ministro.

Já o presidente francês Emmanuel Macron instruiu sua equipe a estudar a situação em cada distrito eleitoral do país para encontrar alianças que possam conter o partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *