A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registou na última semana oito casos de pessoas que fugiram de centros de vacinação com o cartão da imunização sem terem recebido dose alguma. Os casos foram denunciados à Polícia Civil.
Enquanto a Prefeitura estabelece o passaporte da imunização, alguns negacionistas tentam fraudar as regras e roubar o comprovante sem estarem imunizados. Houve, inclusive, caso de agressão de funcionária.
“Como constam os CPFs, todos estão identificados e serão multados. Felizmente a funcionária não teve nenhum ferimento grave”, disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, à CNN Brasil.
Boletim de ocorrência registrado neste sábado (18) aponta que “o auxiliar da portaria foi acionado para apoio, quando a paciente me agrediu no rosto, próximo ao olho direito, com um chaveiro com várias chaves e saiu correndo com o cartão, sem administrar a vacina”.
Além de possível enquadramento penal por fraudecom até 2 anos de prisão, a prática pode resultar em multa de mil reais para o infrator.
Com informações da CNN Brasil e do G1