Nicolás Maduro decide expulsar da Venezuela o corpo diplomático de sete países

Segundo o governo venezuelano, representantes de outras nações exigiram de forma não diplomática a divulgação de atas eleitorais

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expulsou todo o corpo diplomático das embaixadas de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Representantes dos seis países exigiram divulgação das atas eleitorais pelo Ministério Público venezuelano, uma cobrança que aconteceu de forma hostil, não diplomática, segundo o governo de Nicolás Maduro, reeleito presidente.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente venezuelano conseguiu se reeleger, com 51,2% dos votos, para um novo mandato, de seis anos (2025-2031). O opositor Edmundo González teve 44%, mas seus aliados disseram que 70% dos eleitores votaram nele.

Se o atual presidente terminar o seu novo mandato, ele terá ficado por 17 anos na Presidência da Venezuela. O número é superior ao tempo em que seu antecessor Hugo Chávez ficou no poder (14 anos).

O Ministério Público da Venezuela afirmou nesta segunda (29) que o CNE deve publicar “nas próximas horas” as atas eleitorais com o resultado de cada uma das mais de 30 mil mesas de votação desse domingo (28).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *