Foram suspensas as nomeações da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) anunciadas nesta segunda, 13. Com isso, o nome de Luciano Fernandes Albuquerque como novo superintendente da Companhia em Pernambuco que tem sede em Petrolina, no sertão, não permanece.
Luciano é uma indicação do PP em Pernambuco que tem como presidente o deputado federal Eduardo da Fonte que nesta terça-feira, 14, foi alvo da operação lava jato. Luciano Albuquerque teria sido indicado somente passando pelo crivo do ministério da Integração Nacional cujo ministro Gilberto Occhi é indicação do PP.
Segundo o Blog do Banana, de Petrolina, apurou, o senador Humberto Costa, do PT, teria reagido e levou o caso ao ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante. O ministro não tinha tido conhecimento da mudança na superintendência regional da Codevasf que atingiria em cheio o PT pernambucano, já que o atual superintendente, João Bosco Lacerda de Alencar, é um nome ligado ao senador petista.
Fontes do Blog informam ainda que uma reunião acontece nesse momento em Brasília para definir como ficará o comando da Codevasf em Pernambuco.