Nota: Deputado Zó diz que crime ocorrido em Campo Alegre de Lourdes é uma nova invasão portuguesa no Brasil
A divisa Territorial entre a Bahia e o Estado do Piauí vem passando por uma nova invasão portuguesa. Seguindo a mesma lógica violenta dos navegadores coordenados por Pedro Álvares Cabral, iniciada nos anos 1500, os Municípios de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, e Caracol e Guaribas, no Piauí, vêm sofrendo com invasões de terra em áreas de “Fundo de Pasto”por parte de empresário estrangeiro que burla a Lei, desmata a caatinga nativa, expulsa trabalhadores/moradores que ocupam o território há centenas de anos com “documentos” duvidosos, e isso tudo feito com a suspeita do auxílio de agente do poder público.
O atentado ocorrido na manhã deste sábado, 2, quando um homem disparou arma de fogo contra dois moradores da comunidade de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes(BA), e um colaborador da Comissão Pastoral da Terra(CPT), é um acinte contra os povos tradicionais, aos Estados e à União. Já entrei em contato com o Secretário de Segurança Pública pedindo providências contra o agente de segurança e proteção para a comunidade, bem como o secretário de Desenvolvimento Rural para que a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), através da Coordenação de Ação Fundiária, agilize na Regularização Fundiária e as pessoas possam ter, em definitivo, os seus títulos de posse. Também já entrei em contato com o deputado federal Daniel Almeida para que denuncie em nível nacional a nova invasão portuguesa, desta vez ocorrida no Norte da Bahia e Sul do Piauí.
Crimes desta modalidade estão acontecendo em outras regiões do Estado, como no Oeste baiano. Deste modo, me solidarizo com as pessoas atingidas, com os moradores de Angico dos Dias e reafirmo: Este crime não pode e não vai ficar impune.
Ascom