Salomon Kalou
Reprodução

Salomon Kalou

Por meio de suas redes sociais, o Botafogo anunciou mais uma estrela internacional para fazer dupla com o já ambientado japonês Keisuke Honda. Trata-se do marfinense de 34 anos, Salomon Kalou . O atacante, que estava no Hertha Berlin, da Alemanha, desde 2014, chega ao glorioso a custo zero. Com histórico de ser um jogador confiável e de poucas lesões pelos times europeus que passou, como Chelsea-ING, Feyenoord-HOL, Lille-FRA e o próprio Hertha, um fato preocupa: há oito meses, Kalou não entra em campo. No entanto, sustenta uma média interessante de gols em sua carreira.

“Muito orgulho de ser Botafogo! PutFire”, disse Salomon Kalou em seu vídeo divulgado nas páginas oficiais do clube. Casado com uma brasileira, o marfinense é esperado no Rio semana que vem para fazer exames médicos e assinar contrato até dezembro de 2021 com o alvinegro. Assim como Honda, Kalou é parte – além da questão campo e bola – de uma estratégia de marketing de exposição da marca do glorioso no exterior, o que poderia vir a ajudar na capitação de recursos para transformação da instituição em Clube-Empresa, a S/A que muito se fala.

Sem se descolar da situação financeira complicada que o Botafogo vive, especula-se que camisa 8 receberia um salário na casa dos 200 mil reais mensais, o que, segundo reforça membros da direção do clube, está dentro do que o clube aceita e pode arcar; ainda que seja extremamente elevado, se comparado a realidade brasileira, essa quantia não chega a ser muito alta no mundo do futebol. Vale lembrar que esse custo, caso se confirme, por exemplo, representa metade do que ganhava Diego Souza, que diversas vezes, na temporada passada, foi posto no banco de reservas.

Quando o assunto é gol, Kalou possui uma boa média. Pelo Chelsea , clube que mais defendeu, em 254 oportunidades, o marfinense teve média de um gol anotado a cada dois jogos e meio. Quando o universo de análise é sua carreira como um todo, o tempo de um tento até o outro diminui: a cada dois jogos e aproximadamente 1/4 de outro, um gol.

O fato que talvez mais preocupe o torcedor alvinegro é o tempo que o jogador não atua dentro de campo. A última vez que Kalou atuou com o uniforme azul e branco do time da capital alemã foi durante a derrota por 2 a 1, em casa, para o Borussia Dortmund, dia 30 de novembro do ano passado, quando atuou apenas 12 minutos. Seu último gol é um pouco mais distante: dia 26 de outubro, também em derrota, também em casa, mas agora para o Hoffenheim, por 3 a 2.

Tradicionalmente atuante na ponta esquerda, Kalou pode jogar tanto como centroavante, como também na ponta contrária. No sistema que o técnico Paulo Autuori costuma jogar, com três atacantes, Kalou poderia se manter na esquerda com Pedro Raul no meio e Luiz Fernando no lado oposto, mas é mais provável que o técnico não abra mão da promessa Luis Henrique e acabe por deslocar ou este para a direita ou o próprio Kalou, trazendo Luiz Fernando para ser opção no decorrer da partida.

“Botafogo é legião”

Inspirado no sucesso de vendas com Honda, o departamento de marketing alvinegro busca alcançar resultados positivos agora com o Kalou. Para isso, foi criado até um site onde o torcedor pode adquirir produtos oficiais do time, como camisas personalizadas com nome e número, camisas especiais – com o nome, foto do atacante e referência à Costa do Marfim -, copo e até máscara.

À Botafogo TV, Kalou afirmou estar contente com sua chegada ao cluibe.

— Estou muito feliz com a chance de jogar no Botafogo. Botafogo é legião. É o clube mais tradicional do Brasil. — disse o atacante.