Novo atendimento a mãe de Crivella em hospital público do Rio gera polêmica

Foto: Luiz Morier / Agência O Globo
Luiz Ernesto Magalhães

A mãe do prefeito Marcelo Crivella voltou a ser atendida nesta segunda-feira em uma unidade da rede pública da prefeitura. Eris Bezerra Crivella procurou atendimento na emergência do Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio, devido a fortes dores na mão após a cirurgia que fez também em uma unidade pública de saúde, o Hospital Salgado Filho. Testemunhas dizem que ela teve atendimento diferenciado.

De acordo com a assessoria de Crivella, no entanto, a mãe do prefeito fez uma radiografia do local e posteriormente liberada, sem que tenha “tido qualquer tratamento diferenciado”. Reportagem da Rádio Bandnews, no entanto, afirma que flagrou o momento que ela entrou para fazer Raio-X antes das pessoas que esperavam desde cedo na unidade. A reportagem afirma ainda que ela depois foi para a sala do diretor da unidade, onde ficou até a hora que saiu do hospital, 13h30m.

Na semana passada, o Ministério Público anunciou que investigaria as irregularidades no atendimento à mãe de Crivella no Hospital Salgado Filho, logo depois do carnaval. Pacientes alegam que ela teve tratamento privilegiado. A Secretaria municipal de Saúde (SMS), por sua vez, alegou que a idosa não furou a fila para ser operada, porque se tratava de um caso de emergência.

A mãe do prefeito foi operada na rede pública enquanto Crivella voltava para o Brasil, após viagem pela Europa, durante o carnaval. Inicialmente atendida em uma unidade particular, devido a uma fratura no punho, ela deu entrada na unidade pública com a mão inchada e queixando-se de muita dor. Ela apresentava um edema que poderia gerar complicações vasculares. No dia seguinte esse edema regrediu, e os médicos entenderam que se tratava de um caso de emergência. No mesmo dia, três pacientes que precisavam de cirurgia de urgência também foram operados.

—Se minha mãe é bem tratada, significa que os hospitais da rede pública estão bons — disse o prefeito na ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *