Novo salário preocupa prefeitos

Com o novo salário mínimo de R$ 724, que começou a vigorar nesta quarta-feira (1°), começou a preocupar mais ainda os prefeito de todo o país, inclusive do Sertão do São Francisco.
Em Juazeiro da Bahia, a Prefeitura não pagou ainda parte dos salários de dezembro dos funcionários concursados. Os constantes atrasos neste segundo mandato do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) tem deixado não só os sindicatos em ponto de ‘bala’ a exemplo dos professores, assim como segmentos da economia local.  Em outros municípios da região, as prefeituras deixaram de pagar fornecedores, secretários, prestadores de serviços e o décimo terceiro.
Com a constante queda de receitas, e as responsabilidades dos municípios de assumir, mais ainda, as despesas com saúde e educação que deveriam ficar a cargo do Governo Federal, a situação se complica mais ainda nas prefeituras, inclusive do Nordeste onde a receita variável deixou de existir devido aos bloqueios de parte dela provocados por dividas com INSS e outros.
No sertão existe ainda casos onde a pessoa trabalha dois ou três dias na semana, dividindo o restante dos dias com mais duas ou três pessoas para receberem apenas um salário para ser dividido no final do mês. Mesmo nesse regime de escravidão, o que não falta é gente querendo essa oportunidade para colocar a comida na mesa.
Com o novo salário, os encargos aumentaram em 6,78%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *