Novo secretário, Marco Aurélio, faz um ‘raio x’ da saúde em Uauá
Grazzielli Brito – Ação Popular
O novo secretário de saúde de Uauá, Bahia, Marco Aurélio, fez um ‘raio x’ da saúde no município e revela um quadro grave de irregularidades e abandono. De acordo com o secretário, a população uauense tinha verdadeiro temor de frequentar o Hospital da cidade, pelo descaso com que eram tratados naquela unidade de saúde.
Forro de cama velho e rasgado
“Foi um descalabro total encontrar a saúde com medo de entrar no Hospital e isso já começa a mudar. Lógico que não vamos reverter essa situação em tão pouco tempo, mas isso já começou a acontecer”.
Sanitários de apartamento podres e arrebentados
Marco Aurélio conta que ao assumir a pasta encontrou um Hospital que não tinha nem pão para alimentar seus pacientes, sem enfermeiro há cinco meses, um médico que aparecia de vez em quando e técnicos de enfermagem em número reduzido para a necessidade do local, daí entende-se o porquê do temor de qualquer cidadão precisar de atendimento médico em Uauá.
A insanidade foi grande que só faltaram demolir o prédio
Postos infestados e pneus roubados
Os Postos de Saúde da Família (PSF) estavam em total estado de abandono. “O descalabro administrativo estavam em todas as unidades de saúde, em seus serviços e equipamentos”, revela o secretário. “Infelizmente, encontramos estruturas totalmente devastadas pela gestão anterior, desde esgotos a céu aberto, cozinha do hospital infestada de baratas, PSF com epidemia de morcego, pardal, pichilinga”.
A marca da irresponsabilidade
Ele fez ainda uma denúncia grave. Contou que as ambulâncias foram depredadas, deterioradas e com provas de que haviam sido roubados pneus, às vésperas as saída do ex-gestor.
Para todos os lados a situação encontrada é deplorável
“Já encaminhamos isso para auditoria, inclusive, com notas fiscais comprovando que haviam sido trocados pneus no inicio de dezembro e nessas ambulâncias encontramos pneus de 1980”.
Bagunça no hospital
Apenas uma ambulância foi encontrada em funcionamento. “A SAMU está quebrada por falta de pagamento do seguro, está com cabo da embreagem quebrado e não tem como fazer o reparo pelo seguro”.
Ex-prefeito caloteiro
Depósito do hospital transformado em lixão
Quase a totalidade dos servidores da saúde está sem receber o salário de dezembro sendo que não consta nada na receita do município. “Deixou de pagar R$ 121.543,00 de débito de salário para as pessoas e pagou a fornecedor com recuso da saúde”.
Pneus novos de ambulâncias foram trocados por velhos
“Ele não pagou os servidores, ficou um débito de 121 mil na área da saúde e deixou mil e duzentos reais caixa, na educação débito de 250 mil e deixou 29 mil em caixa”.
Durante 8 anos de administração Lobo, muitos cadaveres passaram por aqui
A nova gestão recebeu um recurso atrasado do mês de dezembro para a saúde, o que devido ao regime em que funcionam os municípios, hoje, o de caixa e não o de competência, o dinheiro que entra no mês, ele pertence ao mês, ou seja, servidores teriam que na justiça para receber seus salários. “Com relação à saúde nós iremos pagar integramente os salários atrasados”, garantiu.
Início dos trabalhos
Esgoto entupido e podre dentro do hospital
Nos PSFs já foi iniciada uma pequena reforma e manutenção. “Mandamos uma equipe pra ver o que faltava de remédios essas coisas, como estamos em estado de emergência prioridade é melhorar o Hospital”.
Espaço servindo para depósito
Hoje no Hospital, já tem médico, tem enfermeira, técnicos de enfermagem, Hospital está limpo e funcionando. “Mas já essa semana reabriremos os Postos como eles devem funcionar, com todos os profissionais para atendimento médico. Não apenas com um atendente pra abrir as portas e dizer que está funcionando”.
Gerador de energia sucateado
“Já enviamos médicos para a zona rural, para a unidade extensiva da Serra da Cana Brava, onde o médico está fazendo 60 consultas. Também na Lagoa do Pires. Até o final do mês vamos reabrir todos os postos, isso foi compromisso de campanha e vamos cumprir”.
Cadê o ex-prefeito e seu irmão?
Lixo e mato dentro do hospital
O responsável pela situação caótica como Uauá foi entregue à nova gestão, o ex-prefeito Jorge Lobo, segundo Marco Aurélio, não tem estado no município há cerca de cinco meses, que esteve em Uauá pra votar e voltou para Juazeiro, onde reside.
SAMU sem funcionar por falta de pagamento de seguro
“Vou aqui ainda fazer justiça à diretora do Hospital que se esforçou em pelo menos comprar medicamentos nesses primeiros dias de janeiro”.
Na região o hospital era conhecido como a ‘Casa dos horrores’
“Isso por causa dela, porque o ex-prefeito esse é totalmente ausente, o mesmo caso do ex-secretário de saúde que apareceu na secretaria a ultima vez dia 21 de julho segundo ata do órgão e dos próprios funcionários e nunca pós os pés no Hospital Municipal, tínhamos um secretário que não vivenciava a saúde, que na verdade era secretário, por ser irmão do prefeito”, finalizou Marco Aurélio
O Ação Popular tentou entrar em contato com os ex-gestores e não teve êxito.