O verdadeiro nome de Platão não era Platão

O nome de Platão remete-nos a um dos grandes filósofos da Grécia antiga, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, entre outros.
Mas sabias que esse não era o seu verdadeiro nome, mas sim um apelido?
Platão, em grego, deriva da palavra “platýs”, que significa largo ou amplo. Este apelido era provavelmente uma referência à sua constituição física, pois dizem que o filósofo tinha uma boa envergadura.
O seu nome de nascimento era Aristocles, que significa “aquele que tem uma excelente reputação”. Platão recebeu este apelido na sua juventude, quando se treinava nos ginásios e participava em competições atléticas, já que a ginástica era uma parte importante da educação ateniense.
A sua especialidade era o pancrácio, uma espécie de luta que era muito popular na Grécia antiga e que era, na verdade, um dos desportos olímpicos originais.
Naquela época, os seus companheiros começaram a chamá-lo de Platão devido à sua constituição física e força, e, com o tempo, isso tornou-se o seu apelido permanente.
Já a dedicar-se à filosofia, ele poderia ter mantido o nome como uma espécie de metáfora, transferindo a “largura” para o campo do pensamento, para designar uma amplitude de pensamento.
.
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *