Odacy comemora reclassificação para APA da Unidade de Conservação Refúgio Tatu Bola
O deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, comemora o resultado da reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente que decidiu em sua reunião ordinária desta quinta, 19, a reclassificação da Unidade de Conservação Refúgio Tatu Bola para APA – Área de Proteção Ambiental com mosaicos de preservação. A mudança permitirá que famílias das comunidades atingidas pela unidade, possam continuar exercendo suas atividades na agricultura e criação de animais, preservando os pontos onde não atuam.
Agricultores de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, serão beneficiados.Agora o governo estadual enviará um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Pernambuco para tornar legal a criação da APA. Odacy que acompanhou desde o início o movimento das famílias nativas das áreas onde o Parque Tatu Bola será implantado, dando total apoio à causa, considerou a decisão do Consema bastante equilibrada. De oito encontros para tratar do assunto, Odacy esteve junto aos nativos em sete reuniões.
“O Conselho escutou o nosso apelo junto com o das famílias de agricultores que vivem na área. Mudança que apoiamos desde que fomos procurados pelos representantes das comunidades. Vamos agora estar atentos ao projeto que o governo enviará à Assembléia Legislativa, criando a APA”, frisou o deputado Odacy Amorim.
Além de estar sempre acompanhando a comitiva de agricultores no movimento, Odacy reforçou sua defesa pela revisão do decreto que criava o Refúgio Tatua Bola através de indicação ao governo, em audiências com o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Xavier e toda a equipe técnica da pasta e também em pronunciamentos feitos na tribuna da Alepe.