Odacy realizará debate sobre bônus na Univasf com a presença de outras unidades

Defensor desde o começo do seu primeiro mandado de uma espécie de blindagem para o ingresso de alunos na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, anunciou durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que realizará um debate sobre o assunto em Petrolina. O deputado frisou que traárá para a cidade, representantes de outras universidades federais onde a bônus já é realidade.

odacy tribuna1

“O que eu defendo está respaldado na portaria do MEC que dá às universidades autonomia para conceder o bônus. É de grande importância essa bonificação para a formação dos profissionais da região polarizada por Petrolina, principalmente nos cursos de engenharia e medicina”, justificou Odacy.

A portaria  normativa número 21 de 5 de novembro 2012, do Ministério da Educação que regulamenta o sistema de e bônus, concede como colocado no Art.5, inciso III, autonomia as universidades para fazer a bonificação. “É o conselho universitário que pode conceder o bônus. A gente faz esse apelo para que a Univasf passe a adotar o bônus como já existe em outras universidades federais”, acrescentou o parlamentar.

Odacy Amorim faz essa defesa da bonificação na Univasf através das várias audiências mantidas com o reitor da Univasf, Julianenli Tolentino e também através de uma audiência pública que trouxe para Petrolina em 2012 no âmbito das comissões de Negócios Municipais e de Educação da Alepe quando. O deputado está também lançando uma campanha em suas redes sociais para reunir mais apoiadores na defesa do bônus na Univasf. A campanha vem com o slogan Bônus Univasf Já, junto com a hastag #querobonusunivasf .

“O governo já demonstrou sensibilidade quando deixou essas abertura na criação do novo modelo de ingresso nas universidades federais. A gente espera que os conselheiros da Univasf possam também conceder o benefício para os estudantes dos 350 municípios da área de abrangência da universidade”, concluiu Odacy.

Dos 350 municípios, apenas 15% dos alunos que ingressaram ano passado nos cursos mais concorridos da Univasf como Medicinas e as engenharias, são da região, conforme levantamento do movimento de professores e estudantes em Petrolina que defendem a implantação do bônus. Em Pernambuco, o campus da UFPE em Caruaru já adotou uma bonificação de 20% para alunos de municípios do agreste do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *