Oito seleções podem garantir nesta terça-feira vaga na Copa de 2014
Argentina, Colômbia e Itália dependen apenas de si para chegar
Alemanha, Holanda, Suíça, Costa Rica e EUA precisam de mais resultados
Eliminatórias têm nesta terça mais uma rodada pelo mundo
Oito equipes podem carimbar nesta terça-feira o passaporte para a Copa do Mundo do Brasil, no ano que vem. Argentina, Colômbia e Itália dependem só de si mesmos, enquanto Alemanha, Holanda, Suíça, Costa Rica e Estados Unidos precisarão da ajuda de outros para conquistarem suas vagas de forma antecipada. As eliminatórias para o Mundial terão mais uma rodada pelo mundo.
Argentinos e colombianos, que lideram lado a lado a disputa na América do Sul, empatados com 26 pontos, terão que vencer seus jogos como visitantes. A Argentina, que contará novamente com Lionel Messi, recuperado de lesão, enfrentará o Paraguai em Assunção, de onde saiu derrotada nas últimas duas vezes em que atuou pelas eliminatorias. Em ambas as oportunidades a Argentina caiu em Assunção, por 1 a 0. A seleção paraguaia, é verdade, não é a mesma de outros temos: já eliminada, está em penúltimo lugar, com apenas 11 pontos.
– Os meus jogadores estão motivados porque a Argentina é uma grande equipe – garantiu o técnico do Paraguai, Victor Genes.
O treinador da Argentina, Alejandro Sabella, terá vários desfalques: os zagueiros Ezequiel Garay e Federico Fernandez; o meia Javier Mascherano; e o atacante Gonzalo Higuain estão suspensos. Marcos Rojo sofreu uma contusão na clavícula e também não jogará. A volta de Messi certamente compensará tudo.
A missão da Colômbia parece bem mais complicada. Pela frente, uma partida difícil diante do Uruguai, em quinto lugar, com 19 pontos, e que permabece na briga por uma das quatro vagas diretas para a Copa (se terminar em quinto, terá que disputar reperscagem contra uma seleção da Ásia). Se a Celeste perder e a Venezuela ganhar em casa do Peru, os uruguaios cairão para sexto. Hoje a sexta posição é extaamente dos venezuelanos, com 17 pontos, dois a menos do que o Uruguai. Empate ou derrota uruguaia clasificaria Colômbia e Argentina.
Os europeus
A Itália lidera o Grupo B da Europa. Basta vencer em casa a República Tcheca para garantir a classificação antecipada. Será o jogo número 136 do goleiro Gianluigi Buffon com a camisda da Azzurra, o que lhe deixará empatado com o zagueiro Fabio Cannavaro como o jogador que mais vezes jogou pela seleção italiana.
– A marca só terá valor se nos classificarmos – avisou Buffon.
Alemanha e Holanda têm partidas fáceis, contra Ilhas Faroe e Andorra, respectivamente. Ganhar, porém, nos dois casos, não garantirá a vaga ainda. Alemães estarão no Mundial se vencerem e a Suécia, atuando como visitante, não derrotar o Cazaquistão. Já os holandeses terão que vencer sua partida e torcer para que a Romênia, que jogará como mandante, não supere a Turquia.
Para a Suíça a matemática da classificação antecipada envolve mais fatores. A seleção suíça tem que vencer a Noruega, fora de casa, e contar com o empate entre Islândia e Albânia e a derrota ou o empate da Eslovênia diante do Chipre.
Na Concacaf
A Costa Rica, líder absoluta da disputa na América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf), que venceu cinco e empatou um de seus últimos seis jogos, enfrenta a Jamaica e pode se classificar se vencer, dependendo da derrota do México para os EUA e de o Panamá não ganhar de Honduras. Já os Estados Unidos terão certeza de sua viagem ao Brasil em 2014 se vencerem o México em casa e se Panamá não superar Honduras. A vitória americana agravaria a situação dos mexicanos, que estão em quarto lugar, com oito pontos, apenas um a mais do que o Panamá. Uma derrota mexicana, combinada com um triunfo do Panamá sobre Honduras, relegaria o México ao quinto lugar. A Concacaf classifica direto os três primeiros, e o quarto colocado joga repescagem contra o representante da Oceania.
Há até agora cinco equipes classificadas para a Copa do Mundo de 2014: o Brasil, como país-sede, e quatro asiáticos: Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul.
A rodada desta terça-feira, dia 10 de setembro (todos no horário de Brasília):
EUROPA, grupo A:
15:30 – Macedônia x Escócia
15:45 – País de Gales x Sérvia
EUROPA, grupo B
13:00 – Armênia x Dinamarca
15:00 – Malta x Bulgária
15:45 – Itália x República Tcheca
EUROPA, grupo C
13:00 – Cazaquistão x Suécia
15:45 – Áustria x Irlanda
15:45 – Ilhas Faroe x Alemanha
EUROPA, grupo D
15:00 – Romênia x Turquia
15:30 – Andorra x Holanda
15:30 Hungria x Estônia
EUROPA, grupo E
14:00 – Noruega x Suíça
15:30 – Chipre x Eslovênia
16:00 – Islândia x Albânia
EUROPA, grupo F
12:00 – Rússia x Israel
15:15 – Luxemburgo x Irlanda do Norte
EUROPA, grupo G
12:30 – Lituânia x Liechtenstein
15:15 – Eslováquia x Bósnia-Herzegovina
15:45 – Grécia x Letônia
EUROPA, grupo H
15:45 – San Marino x Polônia
15:45 – Ucrânia x Inglaterra
EUROPA, grupo I
14:00 – Geórgia x Finlândia
16:00 – Bielorrússia x França
AMÉRICA DO SUL
17:00 – Bolívia x Equador
19:00 – Uruguai x Colômbia
20:55 – Venezuela x Peru
ÁSIA
11:00 – Uzbequistão x Jordânia
ÁFRICA, grupo G
11:00 – Egito x Guiné
ÁFRICA, grupo H
16:30 – Argélia x Mali
Fonte: O Globo