Operação Lei Seca intensifica ações em Pernambuco no fim do ano
Por: Ana Paula Neiva
Em quatro anos de Lei Seca, mais de 1,3 milhão de condutores foram abordados em Pernambuco. As nove equipes que atuam diariamente e de forma permanente, em horários variados, permitem a realização dos testes de alcoolemia pelos motoristas na tentativa de conscientizar e evitar a embriaguez ao volante. “Apesar das abordagens terem aumentado 25%, observamos que há uma redução de condutores diringido embriagado. Em contrapartida, há um aumento de motoristas com a documentação do veículo atrasada. Acredito que seja por conta de dificuldades financeiras devido à crise econômica”, comentou o coordenador da Lei Seca, major Luciano Nunes.
Das 115.199 multas aplicadas por infrações variadas aos motoristas nesses quatro anos, 28.489 condutores foram autuados por cometeram infração por alcoolemia (constatações de uso da bebida alcoólica, crimes e recusas ao teste do bafômetro), o que corresponde a cerca de 25% delas. No total, foram abordados 1.321.560 condutores em quatro anos. O bloqueio da operação envolve profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, Detran-PE, Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e da PRF.
Um comparativo das infrações envolvendo o consumo de bebida alcoólica constatou uma diminuição nas infrações. Em 2012, foram 8.613 multas, enquanto em 2014, foram 6.677. No primeiro ano da operação, 473 motoristas cometeram crimes e em 2014, foram 308. “É um reflexo de uma postura diferente adotada pelos pernambucanos”, disse o major Luciano Nunes.