Operação Pipa abastece 395 comunidades rurais em Juazeiro
Mais 150 mil de litros de água potável já foram distribuídos na zona rural de Juazeiro este ano para abastecer as famílias que sofrem com a estiagem prolongada e que ainda não possuem sistema de abastecimento de água. Os trabalhos fazem parte da Operação Pipa, desenvolvidos pelo Ministério da Integração e Exército Brasileiro, em parceria com 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina (72ª BIMtz) e Prefeitura de Juazeiro através da Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC). O serviço atende atualmente 395 comunidades rurais no município, num total de 22.700 pessoas.
A Operação Pipa tem como objetivo o fornecimento de água potável para as famílias dos municípios prejudicados pela estiagem prolongada. A água distribuída é colocada em cisternas comunitárias, onde várias famílias podem ter acesso e também em cisternas individuais cadastradas pelo Ministério da Integração. Atualmente estão em atividade no município, 31 carros-pipa distribuindo, em média, 13.950 litros de água por mês.
O presidente da comissão municipal de Defesa Civil (COMDEC), Adalberto de Carvalho, comenta que Juazeiro tem se destacado pela organização com que conduz a Operação Pipa. “Em que pese o prolongamento da atual situação de estiagem, temos mantido o empenho em dar continuidade às ações iniciadas, inclusive elevando os índices registrados anteriormente. A equipe da COMDEC do município de Juazeiro tem estado em constante vigilância, no que diz respeito ao monitoramento da assistência às famílias do interior, principal foco do nosso trabalho”, destacou.
Adalberto ressalta que a Operação Pipa em Juazeiro tem cumprido com a sua missão, fato comprovado nas avaliações dos próprios beneficiários, que destacam o compromisso com as necessidades das comunidades rurais. “Temos realizado uma forte fiscalização para que a água chegue às cisternas dos moradores, e vamos continuar assegurando que as comunidades atendidas permaneçam com 100% do abastecimento de água para o consumo humano garantido”, ressalta Adalberto, acrescentando que a distribuição de água não é realizada por quantidade de casas e de cisternas nas comunidades, e sim por número de pessoas em cada localidade atendida pela operação pipa.
A Defesa Civil explica que cada pessoa deve utilizar 20 litros de água/dia, que é usada para todas as necessidades. “Essa água é suficiente para as necessidades básicas, como beber, para cozinhar e banho”, relatou Adalberto.
O morador do povoado Curral Fácil no distrito de Juremal, João Duarte de Souza, 53 anos, falou da alegria de poder ter água limpa para sua família. “Só tenho a agradecer a Defesa Civil e Exército pelo esforço de garantir nossa água para cozinhar e beber. Somente quem já passou sede reconhece esta ação. A Operação Pipa é extremamente importante para as comunidades que não têm acesso à água potável”, finalizou João.
Elaine Barbosa