Opinião: A façanha de Eraldo Gueiros

Por Antonio Carlos Vieira*

Na década de 70, ainda na Aliança Propaganda, como sócio e diretor, juntamente com o meu falecido irmão Luiz Geraldo, participei da campanha que elegeu Paulo Guerra e Wilson Campos senadores da República por Pernambuco. Muito me orgulha falar dessa minha passagem como homem de comunicação e marketing político.

Juntamente conosco, da Aliança, também participou o cearense já falecido Fernando Pouchain, brilhante publicitário, sócio diretor da Proene, importante agência de propaganda, com excelente passagem e contribuição para o mercado publicitário de Pernambuco.

Na época, era governador Dr. Eraldo Gueiros, eleito com o AI5 já em vigor, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici. Nesse mesmo ano, o Brasil foi campeão da Copa do Mundo.

O fundamento, além das qualidades oferecidas por Paulo Guerra e Wilson Campos, para elaboração das estratégias de comunicação da campanha, foi o forte carisma do presidente Médici, através de suas brilhantes frases de efeito.

Paulo Guerra e Wilson Campos estariam disputando com o veterano político José Ermírio de Moraes, senador e forte empresário brasileiro. Na sede da Aliança, na Av. Manoel Borba, com a presença dos dois candidatos, a campanha foi apresentada e aprovada.

As peças criadas para a campanha de Paulo Guerra e Wilson Campos tinham como apelos centrais frases do presidente Médici, sendo uma delas “Junta-te aos homens que em verdade estão construindo o Brasil de amanhã ” e como subtítulo “vote nos dois, Wilson Campos e Paulo Guerra”. As peças eram assinadas pela ARENA.

Depois de toda a campanha aprovada pelos candidatos e seus coordenadores, a pedido de Paulo Guerra, por considerar-se o puxador de votos, que fosse feito uma inversão no subtítulo para “vote nos dois, Paulo Guerra e Wilson Campos”. Esse foi o fato pitoresco desta campanha.

Assim foi feito, a campanha foi aprovada, veiculada e nas eleições Paulo Guerra e Wilson Campos, eleitos senadores da República.

*Publicitário e Marketing Político

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *