Oportunismo: A OAB no papel de partido político

 

Raimundo Faoro colocou a OAB a serviço da democracia sem jamais confundir-se com os partidos que faziam oposição ao regime militar

oab oportunista

Com apoio de 25 secções estaduais, entre elas a de Pernambuco, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, transformou a instituição em partido político.

Numa atitude tipicamente oportunista, protocolou anteontem na Câmara Federal um novo pedido de impeachment de Dilma Rousseff, sabendo que já existia outro em andamento de autoria dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. O ativismo político de Lamachia ele o deixou claro em seu discurso de posse, em Brasília, bem como na posse de Ronnie Duarte na presidência da OAB-PE. Quanta diferença do saudoso ex-presidente Raimundo Faoro, que presidiu a entidade entre 1977 e 1979! Faoro soube colocar a instituição a serviço da luta pelo restabelecimento do estado democrático de direito, contra a tortura e pela anistia dos presos políticos, sem jamais confundir-se com os movimentos que faziam oposição ao regime militar. (Inaldo Sampaio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *