Oposição na Assembleia formaliza convite para secretária da Educação explicar portaria de “aprovação em massa” de estudantes
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) formalizou, nesta quarta-feira (21), o convite para que a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, compareça à Casa a fim de dar explicações sobre a portaria 190/2024, que prevê a “aprovação em massa” de estudantes da rede estadual.
“Caso a secretária recuse comparecer, vamos buscar converter o convite em convocação, porque consideramos essa portaria uma questão muito grave”, afirma o líder do bloco, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil).
Esta semana o governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu a portaria e chegou a atacar professores.
“Eu fico muito triste como governador e como professor quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um professor, um educador que tenha que dizer no final do ano, você está reprovado”, disse o petista.
A declaração de Jerônimo também foi rechaçada pelo sindicato que representa a categoria de professores no estado.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Bahia ocupa a penúltima posição no ranking que mede a aprendizagem de estudantes em português e matemática.