Parlamentares do PSB são acusados de usarem verba de gabinete para viagem
Três senadores do PSB fizeram uso de verbas de seus gabinetes para viajar a São Paulo em outubro do ano passado para um evento partidário. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, são eles: Antonio Carlos Valadares (SE), João Cabiberibe (AP) e Lídice da Mata (BA). Eles participaram do encontro que discutiu as diretrizes da aliança PSB-Rede, no dia 28.
A publicação afirma que os três pediram reembolso pelas passagens de ida e volta. Elas custaram R$ 5.248,56. A cota se aplica a atividades “exclusivamente relacionadas ao exercício da função parlamentar”.
João Cabiberibe disse entender que encontros partidários “correspondem ao exercício da atividade parlamentar”. Ele afirmou: “Sem partido, não há mandato”. Já o gabinete de Lídice da Mata justificou que ela “fez o deslocamento de sua base, via São Paulo, com destino a Brasília para cumprir suas atividades no Senado”. E a equipe de Valadares não respondeu.
A publicação lembra ainda que o ato que regulamenta a verba não estabelece regras específicas para o uso das passagens e afirma que, em caráter reservado, parlamentares dizem ter sido incentivados pela direção do PSB a usar a verba de gabinete para ir a eventos partidários, já que o caixa do partido estava baixo.