Patriota quer acabar com ônibus com motor dianteiro
O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou um projeto de lei na Câmara Federal que proíbe ônibus com motor dianteiro de circular no sistema de transporte coletivo.
Ele sugere que esse modelo de ônibus seja substituído, gradativamente, por ônibus com motor traseiro ou central, observando o limite de idade média da frota para operação, conforme a legislação vigente.
Seu projeto se baseou numa pesquisa realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal segundo a qual 45% dos cerca de 15 mil motoristas e cobradores do transporte público de Brasília têm deficiência de audição.
O motivo da doença, segundo o deputado, é o alto barulho do motor que fica na frente – ao lado do motorista – de 98% dos ônibus que transitam pela cidade.
Ele disse também que, além do barulho, o motor tem vibrações e solta calor, o que pode prejudicar a saúde dos rodoviários, que ainda enfrentam o barulho do trânsito.
Nos últimos 11 anos, acrescentou, quase cinco mil rodoviários pediram licença do trabalho e ficaram mais de dois milhões de dias sem trabalhar devido à perda crescente de audição e alguns se aposentaram por invalidez.